6.10.06

Como aumentar a vida útil de baterias recarregáveis

Tudo começou quando eu li o artigo "Getting Great Battery Life", neste artigo o articulista dá a seguintes dica: Recarregue suas baterias freqüentemente!

Fiquei curioso e comecei a pesquisar se esta dica, fornecida por um fotográfo, fazia sentido. Como todos os meus aparelhos eletrônicos (celular, câmera fotográfica, notebook e palmtop) que usam baterias recarregáveis utilizam bateria do tipo Li-ion, foi neste tipo de bateria que eu centralizei minhas pesquisas, logo as dicas abaixo só servem para baterias com esta tecnologia.

Os dois melhores sites que eu encontrei sobre o assunto foram: "Battery University" e "Batteries in a Portable World". Já em português o melhor site que encontrei foi "O Guia do Hardware". Fiz então um resumo do que eles recomendam:

  1. Evite descarregar a bateria até o final da carga (recomendável 40% da carga);
  2. Matenha a bateria em local seco e fresco (temperatura recomendável 15°C). Evite calor.
  3. Descarregue e recarregue a bateria o mais lentamente possível. Evite descargas e recargas rápidas.
  4. Tão ruim quanto descarga completa é manter carga total da bateria.
  5. Baterias envelhecem independente de estarem em uso ou não, porém se forem adequadamente estocadas seu envelhecimento é retardado.
  6. Caso você vá guardar sua bateria por um longo período, armazene-a na geladeira (fora do freezer, não se deve congelar as baterias), com cerca de 40% de carga e dentro de um saco plástico para evitar condensação.
Observamos a partir destas instruções que as piores condições acontecem com as baterias de notebook. Normalmente as baterias mantém 100% da carga, visto que quase todo o tempo o equipamento está ligado na tomada, e, quando em uso, é comum o equipamento chegar a temperaturas em superiores a 40°C. Este é o motivo das baterias de notebook terem um tempo de vida útil tão curto.

Marcadores: , ,

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hummm.... e eu sempre esperava ela descarregar toda para poder carrega-la achando que isso era o certo heheeh...
Valeu!
Beijos,
Nanda.

08 outubro, 2006 21:53  
Anonymous Anônimo said...

Exatamente o que os manuais e vendedores pedem para fazer (risos).
Valeu, Ulisses, pela pesquisa.

09 outubro, 2006 18:51  
Anonymous myscoot said...

Oi pessoal, eu só quero saber um pouco mais sobre isso ... para aumentar a vida útil das suas baterias, porque eu preciso de você para o meu veículo elétrico , se você puder me ajudar, você é grato.

10 maio, 2018 11:58  

Postar um comentário

<< Home