1.4.05

Partir... Caminhar...

Partir é, antes de tudo, sair de si. Romper a crosta de egoísmo que tende a aprisionar-nos no próprio eu.

Partir é não rodar, permanentemente, em torno de si, numa atitude de quem na prática, se constitui centro do Mundo e da Vida.

Partir é não rodar apenas em volta dos problemas das instituições a que pertencemos. Por mais importante que elas sejam, maior é a humanidade, a quem nos cabe servir.

Partir, mais do que devorar estradas, cruzar mares ou atingir velocidade supersônica, é abrir-se aos outros, descobri-los, ir-lhes ao encontro.

Abrir-se a idéias, inclusive contrarias às próprias, demonstrar fôlego de bom caminheiro. Feliz de quem entende e vive este pensamento “Se discordas de mim, tu me enriqueces”.

Ter ao próprio lado quem só sabe dizer amem, quem concorda sempre de antemão e incondicionalmente, não é ter um companheiro mas sim uma sombra de si mesmo. Desde que a discordância não seja sistemática e proposital, que seja fruto de visão diferente a partir de ângulos novos, importa de fato em enriquecimento.

É possível caminhar sozinho. Mas o bom viajante sabe que a grande caminhada é a Vida e esta supõe companheiros. Companheiro, etimologicamente, é quem come o mesmo pão.

Feliz de quem se sente em perene caminhada e de quem vê no próximo um eventual e desejável companheiro.

O bom caminheiro preocupa-se com os companheiros desencorajados, sem animo, sem esperança. Adivinha o instante em que se acham a palmo de desespero. Apanha-os onde se encontram. Deixa que desabafem, e, com inteligência, com habilidade e, sobretudo, com amor, leva-os a recobrar o animo e voltar a ter gosto pela caminhada.

Marchar por marchar não é ainda verdadeiramente caminhar.

Caminhar é ir em busca de metas, é prever um fim, uma chegada, um desembarque.

Mas há caminhada e caminhada.

Para as Minorias Abraamicas, partir, caminhar, significa mover-se e ajudar muitos outros a moverem-se no sentido de tudo fazer por um mundo mais justo e mais humano.

Dom Helder Câmara

4 Comments:

Blogger Claudio Costa said...

Em francês, suivre (seguir) se conjuga quase igual a être (ser)= Je suis = eu sou e eu sigo. Ou seja: eu sigo sendo... como a peregrinação pelo deserto...

02 abril, 2005 15:33  
Blogger Ulisses Crasso said...

Curiosa observação, Claudio.

02 abril, 2005 16:03  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela iniciativa. O Fran diria que você deve aproveitar este espaço para amealhar subversivos, o Deco que você poderia ensinar a ele como fazer um blog, a Clara para tomar cuidado com esse negócio de internet. Eu apenas o parabenizo e torço por você.
Só pude ver o blog hoje. Mas como estou com a perna quebrada, acho que poderei acompanhar seu "diário sem motocicleta".

17 abril, 2005 15:26  
Blogger Ulisses Crasso said...

Fala, "Rebocador"!

Espero que nossa viagem saia, mesmo com seu pé prejudicado.

Melhoras Mano!

17 abril, 2005 21:27  

Postar um comentário

<< Home