12.4.09

Piratas Modernos

Quando eu percebo que existe alguma notícia na mídia em que o "bandido" é claramente indicado como culpado e que a "vítima" são pessoas ou grupos poderosos ou endinheirados, eu fico com a pulga-atrás-da-orelha. Penso "Será esta a verdade, ou estão querendo enfiar alguma coisa na nossa cabeça?".

Ora, ora, ora! Porque será que de uma hora para outra os somális se tornaram "piratas"? Porque eles não estava atuando a menos de um ano atrás? O que houve para começarem a aparecer tantos piratas em uma mesma região? O que está havendo na Somália? Porque somente grandes embarcações de países ricos estão entre as vítimas destes piratas? Bom, não encontrei respostas para todas estas indagações, porém encontrei algumas respostas neste artigo http://www.sfbayview.com/2009/you-are-being-lied-to-about-pirates/ (em inglês, não encontrei nada em português que siga contra a correnteza e mostre os "piratas somalis" como seres humanos e não como bichos-papões).

Se você sabe inglês vale a pena a leitura de cada palavra.Para aqueles que não sabem inglês vou fazer uma tradução livre do que um dos líderes dos piratas, Sugule Ali, disse ao ser perguntado sobre o motivo dos atuais acontecimentos na costa Somali: "...para que parem com a pesca ilegal e com o lançamento de lixo em nossas águas... Nós não nos consideramos como piratas e bandidos. Nós consideramos bandidos aqueles que de forma ilegal pescam em nossas águas, jogam lixo nas nossas praias e portam armas em nossos mares." Para esclarecimento, o "lixo" a que Sugule se refere é "lixo radioativo" que está sendo despejado, provavelmente por países europeus, nas águas somalis.